sábado, 19 de março de 2011

Tragédia

19/03/2011

Radiação é encontrada em alimentos e água no Japão - Internacional - Notícia - VEJA.com


Apesar de níveis excederem ao limite legal, segundo funcionários do governo, não havia risco a humanos

Pessoas se amontoam para comprar alimentos em Sendai, uma das cidades mais devastadas pelo Tsunami. Há temores de que a radiação afete a qualidade da comida no Japão (Toru Yamanaka / AFP)

Depois de um terremoto e tsunami que devastaram a costa nordeste do Japão, a população enfrenta agora um outro perigo: a contaminação dos mantimentos, que já são escassos. O Ministério da Ciência japonês, que está monitorando os níveis de radiação no país, informou neste sábado que coeficientes de radiação acima do normal foram detectados em água e alimentos no país.

Vestígios de iodo radioativo foram detectados na água corrente de Tóquio, Gunma, Tochigi, Saitama, Chiba e Niigata. A quantidade de iodo, porém, ainda estava bem abaixo do limite legal japonês. Mais cedo, o governo havia informado que foram detectados índices anormais de radiação no leite e no espinafre em áreas próximas à usina nuclear danificada, em Fukushima. Apesar de excederem ao limite legal, segundo funcionários do governo, não há risco a humanos.

Já a Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (AIEA) é menos otimista. "Apesar do iodo radioativo ter uma curta vida de cerca de oito dias, o que cai naturalmente em questão de semanas, há um risco de curto prazo à vida humana se o iodo no alimento é absorvido pelo corpo humano", disse a agência em comunicado.

Histórico – O terremoto e tsunami que atingiram o país há oito dias mergulharam o Japão em uma crise nuclear. O tremor de terra danificou os sistemas de refrigeração dos reatores da central de Fukushima I que, desde então sofreram diversas explosões e incêndios, com consequente escape de radioatividade. Neste sábado, autoridades japonesas anunciaramavanços nos esforços de contenção do vazamento, mas ainda há temores de que a radiação já liberada na atmosfera contamine o meio ambiente, os alimentos e os seres humanos.

(Com agências EFE, Reuters, e France-Presse)




Nenhum comentário:

Postar um comentário