quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Texto da Olímpiada de Portugues

22/09/2010




"Agnes Effting Preuss e suas memórias"




No dia trinta e um de junho, fui ao quarto de minha avó, era à noite, fria e nublada. Ela estava deitada debaixo das cobertas, assistindo TV, que ganhará de aniversário de seus filhos e filhas. Seu nome completo é Agnes Effting Preuss, de oitenta e um anos. Mas diz que tem dezoito, é viúva. Seu marido era José Preuss, que veio a falecer em mil novessentos e noventa e quatro, de câncer no pulmão, que esconderá de todo mundo. Os dois tiveram oito filhos, Dolores, Ségio, Marlene, Rute, Darci, Leoberto, Lorivaldo e Ademar. Leoberto é meu pai.
Dona Agnes é natural de Vargem do Cedro. Um de seus filhos, Ademar, faleceu em dois mil e quatro, depois de sofrer uma parada cardíaca na casa em que vivia, na Praia do Ervino, deixando seu único filho, Rodrigo. Sua filha, Rute, acabou de virar avó, sua filha, Adriana, deu à luz uma menina chamada Alice, que nasceu no dia quatorze de julho.
Quando fui fazer está entrevista, ela respondeu as perguntas com clareza, mesmo com oitenta e um anos, ela se lembra muito bem das coisas. Na primeira pergunta, ela falou de um fato que aconteceu no ano passado, no seu aniversário de oitenta anos; minha tia Rute, junto com minha mãe, Gloria e minhas tias Darci que chamamos de Cisa e minha tia Marlene maisconhecida como Legue, elas falaram com todos os familiares de Curitiba, São Paulo, Estados Unidos e de Vargem do Cedro.
Tia Rute Foi na igreja Nossa Senhora Auxiliadora, para marcar um dia de manhã, para fazer uma missa e quem iria celebrar era seu irmão, Padre Leo. Alugamos uma parte do restaurante Gute Kuche para almoçarmos e alugamos, também, o centro comunitário do Willy Schosland para fazermos um café colonial, enfeitamos os espelhos com fotos e mensagens.
Agora dona Agnes tem fotos com todos; filhos, netos, netas, bisnetos, genros, noras, até com a Elizabeth, filha da Mari esposa americana de Sérgio; uma coisa que foi de decepcionar foi o fato de seu filho Sérgio não ter comparecido. Ela também bateu foto com sua irmã (Edite) e seu irmão, Padre Leo. E uma memória que ela não vai esquecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário