quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Zé graças masters e zé graçetes

27/10/2011

"The radio who let's make difference"


Nova ortografia

27/10/2011

"Reforma ortográfica"

  Segundo o decreto do governo, todas as pessoas tem de primeiro de janeiro de 2009 a trinta e um de dezembro de 2012, conheça as principais alterações a implementar pela reforma ortográfica:




  Para os alunos que farão o vestibular, ingressando no ensino médio e no ensino fundamental, devem começar a se adaptar à nova ortografia.

"Por que fazer a nova ortografia?"
(veja a reportagem a seguir do seguinte site http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/principais-alteracoes-reforma-ortografica.htm)

  O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou no último dia 25, em Lisboa, que o acordo ortográfico da língua portuguesa deverá estar implantado no Brasil até 2011. No início da 7.ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Fernando Haddad apontou o acordo como uma peça-chave da cooperação com os países africanos.
  "Estamos tendo conversas informais com grupos editoriais brasileiros, sobretudo os que trabalham com livros didáticos, prevendo um prazo de dois ou três anos (para a implementação do acordo)", disse o ministro.
  Segundo ele, a idéia é levar a consulta pública dentro de 30 dias a minuta do decreto presidencial sobre o acordo. "Pretendemos publicar esse decreto presidencial talvez ainda em setembro ou outubro", afirmou.
O acordo consagra mudanças relativamente pequenas. Segundo os lingüistas que prepararam o acordo - Antônio Houaiss, pelo Brasil, e João Malaca Casteleiro, de Portugal -, 0,43% das palavras no Brasil e 1,42% em Portugal passarão por mudanças.
O idioma português é o quinto mais falado do mundo, alcançando 200 milhões de pessoas. A comunidade lusófona é constituída por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe (os cinco últimos na África) e por Macau, Timor Leste e Goa no Oriente, onde também esteve presente a colonização portuguesa.

A existência de duas ortografias oficiais da língua portuguesa, a lusitana e a brasileira, tem sido considerada como amplamente prejudicial à integração intercontinental do português e para sua importância no mundo. Tal situação remonta a 1911, ano em que foi adotada, em Portugal, a primeira grande reforma ortográfica, mas que não foi extensiva ao Brasil.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Trânsito

05/10/2011


"Você e o Trânsito"


 
Extraído da Revista Ciência Hoje das Crianças, no. 124
"Cuidado quando você atravessar a rua!";"Olha o carro!";"Obedeça o sinal!" Com certeza, você já ouviu alguma dessas frases! Afinal, desde pequenos, aprendemos com a nossa família que o trânsito é perigoso. No início prestamos atenção. No entanto, na medida em que crescemos, vamos nos acostumando com os perigos. Então, nos descuidamos e ... passamos por alguma situação de risco ou até sofremos um acidente. É, não podemos ficar desatentos. No entanto, também não devemos considerar normal a violência no trânsito. Temos de abrir espaço, no vai vém de carros, pedestre, ciclistas ou motociclistas, para a paz e a solidariedade!
Quando vamos sair de casa, precisamos sempre lembrar de tudo o que aprendemos sobre o trânsito, porque ele é mesmo perigoso! Grande número de crianças e adolescentes morre ou fica com algum deficiência física porque se envolve em acidentes com carros, ônibus, motos ou outros veículos. Para você ter uma ideia, no Brasil, morrem mais crianças e adolescente por causa do trânsito do que devido a qualquer doença.
Essa tragédia acontece todos os dias. Em 1998, a cada cinco horas, morreram três crianças ou adolescentes por causa da violência no trânsito. Cerca de 50 ficaram feridos. No mesmo ano, também a cada cinco horas, 15 adultos foram mortos por acidentes de trânsito e 200 machucaram-se. Os dados são do Departamento Nacional de Trânsito e do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde.
Quem são os responsáveis por tantos acidentes? Todos nós! Veja só: pedi a cerca de 400 alunos de escola do Rio de Janeiro que escrevessem uma redação para contar suas experiências no trânsito. A maioria disse que já tinha enfrentado perigos ou mesmo se envolvido em acidentes. Essas crianças e esse adolescentes afirmaram que quem provocou a maior parte das situações de risco foram os motoristas. Mas reconheceram que todas as pessoas - ciclistas, pedestres, passageiros - podem contribuir para causar um acidente de trânsito. E, portanto, também são capazes de evitá-los.
Aliás, pensa que meninos e meninas culparam o azar ou o acaso pelos sustos qupassaram no trânsito? Que nada! Eles admitiram que os acidentes poderiam ser evitados. Disseram que grande parte deles não teria acontecido se tivessem verificado o freio da bicicleta, usado o cinto de segurança e brincado no quintal e nào na rua, por exemplo. E também se os motoristas tivessem obedecido ao limite de velocidade, respeitando os pedestre ou os sinais de trânsito.
As crianças e os adolescentes apontaram a falta de cautela, a imprudência e as atitudes agressivas - não só dos motoristas, mas de todas as pessoas - como as principais causas de acidentes. Por causa disso, exigiram, em seus textos, que as pessoas mudem de atitude no trânsito: sejam mais solidárias e empenhadas em torná-lo mais pacífico.
Trabalho em equipe
Muitas pessoas, no trânsito, pensam apenas em si mesmas. Mas, na rua, precisamos ser solidários e nos preocupar com a segurança de outras pessoas também. A paz no trânsito somente é possível quando trabalhamos em equipe! Como isso pode ser feito? Para aprender, basta comparar o trânsito com uma partida de futebol.
Antes de cada partida, os jogadores concentram-se para entrar em campo. Ao sair à rua, os motoristas, os pedestres, os ciclistas, as crianças e os adoslecentes precisam relembrar que o trânsito é perigoso e que não podem deixar de tomar cuidado. Além disso, devem ter em mente que agir de maneira pacífica e se preocupar com a segurança e os direitos das outras pessoas é dever de todos.
O objetivo do futebol é o gol. No trânsito, a meta é chegar onde queremos, sem faltas, infrações ou acidentes. E a calma e a consideração com as pessoas são jogadas de mestre!
No futebol, há goleiros, atacantes, laterais, treinadores, juizes e torcidas. No trânsito, há pedestres, ciclistas, motoristas, professores, guardas e as pessoas que nos esperam para comemorar a nossa chegada - o gol!
Um bom time é aquele que joga em equipe, não comete faltas e respeita todas as pessoas que estão em campo: o juiz, os jogadores, a torcida. Um trânsito seguro é aquele em que todos cumpram as regras e respeitam uns aos outros.
Apesar de terem tanto em comum, o trânsito e o futebol apresentam uma diferença fundamental: no trânsito, todos devem ser vencedores. Entretanto, há pessoas que preferem ser perdedoras. Existem motoristas que gostam de andar em alta velocidade, dirigem com imprudência, avançam sinais vermelhos. Alguns pedestres não atravessam a rua com cautela, sobem no ônibus em movimento. Eles formam a equipe que nunca ganha. Pena que esses "jogadores" não deixam apenas de conquistar partidas, campeonatos nacionais ou copas do mundo. Eles perdem algo mais precioso - a própria vida - ou colocam em risco a vida de outras pessoas.
O papel de cada um
Como você pode perceber, no trânsito existem muitas regras, como obedecer ao sinal vermelho, respeitar o limite de velocidade, usar o cinto de segurança e dirigir apenas quando tiver mais de 18 anos e carteira de motorista (leia Ao volante). Cada uma dessas normas tem como principal objetivo preservar a vida. Entretanto, há quem pense que as leis de trânsito foram feitas apenas para punir e obedecemn a elas somente para não serem multados.
A segurança no trânsito depende de cada um de nós. Todos somos responsáveis pelos acidentes e susa consequencias. Portanto, precisamos nos esforçar para tornar o trânsito mais seguro, obedecendo às leis de trânsito. Não porque vamos ser punidos, mas porque disso depende a sobrevivência de motoristas, ciclistas e pedestres.
Você ainda não dirige, mas também pode ajudar. Passe adiante o que sabe sobre como prevenir acidentes de trânsito. Fique de olho no que seu pai, sua mãe ou seu irmão mais velho faz ao volante e dê um puxão de orelha sempre que eles infringirem alguma regra. E nunca esqueça o que você aprendeu sobre o trânsito. Assim, você evita acidentes, preserva a sua vida e a de muitas outras pessoas, além de colaborar para um trânsito mais solidário.
Eloir de Oliveira Faria
Programa de Engenharia de Transportes,
Coordenação de Programa de Pós-graduação em Engenharia
UFRJ

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Solidão----------->loneliness

16/09/2011


"Solidão Depressão"

  Podemos aceitar a solidão como o preço de nossa própria liberdade, reconhecendo que somos responsáveis pelas nossas escolhas na vida, ou vivenciá-la como abandono.Viver é arriscar para que objetivos sejam atingidos e arcar com a responsabilidade dessa escolha.A angústia provocada pela solidão é o sentimento que muitas pessoas experimentam quando percebem que estão sós no mundo.Podemos escolher estar com pessoas, mas ninguém nascerá, adoecerá, viverá  ou morrerá em nosso lugar...Esta é a grande questão da existência, mas não significa uma coisa negativa se aceitarmos que ela faz parte de nossa essência humana. A solução é, sabendo-se só no mundo, viver a própria vida, fazer a própria vontade, expressar os próprios sentimentos, buscar a realização de seus projetos, compartilhando e trocando com os demais, pois, assim, a vida se enche de significado.          A solidão é muito difícil de lidar quando esperamos que o outro dê um significado para nossa vida, fazendo dele o personagem principal de nossa história e nos colocando como coadjuvantes e secundários.Cada um de nós é que será o responsável por dar um sentido à sua existência.
Elisabeth Salgado

Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.
Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.
As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como: 
 
Estresse
Estilo de vida
Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mensagens

02/09/2011


PEDAÇOS DE MIM

Eu sou feito de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos

Sou feito de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão

Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci

Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante

Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas

Muitas vezes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir,para não enfrentar
sorri para não chorar

Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei

Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo.
Martha Medeiros
Como é prazeroso ler os textos da Martha Medeiros, procurem na internet textos, mensagens, poesias feitas por ela dica boa meus queridos leitores

Literatura

02/09/2011


Sentir-se amado

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.
Martha Medeiros

Doenças

02/09/2011


Autismo

  O que é?
  O autismo é uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem.
Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
  O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo ou seja existem perturbações das relações afectivas com o meio.
  A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolália (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc..
  O comportamento delas é constituído por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.
  O termo autismo se refere ás características de isolamento e auto-concentração das crianças.
  O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio.
  É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação á expressão das emoções.
Características comuns do autista:
  • Tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos,
  • Parece surdo, apesar de não o ser,
  • Pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente ela é completamente interrompida.
  • Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros,
  • Por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso,
  • Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas,
  • Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas,
  • Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se,
  • Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas,
  • Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente
  • Etc.
  Causas:
  A nível médico as causas são desconhecidas apesar das investigações e estudos feitos.
  Tratamentos:
  Poucos são os tratamentos actualmente existentes uma vez que os resultados são muito pequenos e morosos.
  Os tratamentos passam por uma estimulação constante e por um apoio constante como forma de estimular e fazer com que a criança interaja com o ambiente, com as pessoas e com outras crianças.
  Frequentemente usa-se a hipoterapia, a musicoterapia, a terapia da fala, a natação, o contacto com animais, o apoio em casa e com especialistas e muitas outras abordagens.
  Infelizmente estas abordagens não resolvem as causas por detrás do autismo.
  Há que resolver as causas por detrás do autismo e para isso há que compreender quais elas são.